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Férias saudáveis de verão

Férias de verão

Férias de verão, época de passear, descansar e relaxar. Com os prazeres das férias, surgem situações em que nossos sentimentos nos levam a agir de formas variadas. Algumas dessas situação são a nosso favor, mas muitas outras, contrárias:
• Já que estou de férias do serviço/estudo, posso também tirar férias do programa alimentar.
• Por que só eu não posso beber “todas’? Os outros, aqui, aqui podem ficar bebendo e comendo à vontade … menos eu que estou de “dieta”.
• Nas férias, não dá para seguir o programa alimentar, afinal não temos horário para nada. Não serei eu a impor meus horários aos outros.

 

Não tire férias de si mesmo

 

Poderíamos pensar em muitos outros momentos que nos “tiram” do programa alimentar. Em vez disso, deveríamos terminar com os lamentos ou autocomiseração, que só nos desestimulam, e pensar nos nossos objetivos e desejos, que nos levam à determinação dos novos hábitos. Lembre-se:
– Nunca tire férias de si mesmo.
– Não fique se lamentando sobre as diferenças. Procure encontrar formas de fazer programas a sua maneira.

 

ADAPTAÇÃO DO PLANO ALIMENTAR NAS FÉRIAS

A vida temporária nas férias de verão – seja na praia, no sítio, na serra, no acampamento – tem situações que nos obrigam a adaptar o plano de reeducação alimentar. A adaptação é possível se aplicarmos certa previsão e uma dose de imaginação.

– Organize-se para cumprir todas as refeições do dia, independentemente do lugar em que se encontre. Leve consigo recipientes plásticos ou térmicos onde possa transportar alimentos que possibilitem o plano diário de alimentação. Se necessário, inclua as bebidas recomendadas nesse esquema. Pode ocorrer de não existirem no lugar em que esteja e a sede o leve a tomar bebidas açucaradas, sorvetes, cervejas, agregando assim calorias desnecessárias.

 

 

– Planifique as comidas com pratos fáceis de transportar e de conseguir no lugar em que estiver.

– Recorra a frutas e verduras como comidas intermediárias (lanches).

– Evite beliscar. Não parece importante, por dar a impressão de que se comeu pouco. Esse hábito, porém, pode se transformar num grande obstáculo. Para evitá-lo ou modificá-lo:
– não elimine nenhuma das refeições;
– não deixe a vista alimentos tentadores;
– mantenha-se ocupado e ativo.

 

USE O CLIMA DAS FÉRIAS DE VERÃO A SEU FAVOR

– Nos dias quentes, a transpiração aumenta, promovendo maior perda de líquidos e minerais. Logo, devemos consumir mais água (preferencialmente), chá gelado, sucos, água de coco e gelatinas para manter o organismo hidratado. Não espere sentir sede!

 

Frutas nas férias de verão

 

– Evite consumir alimentos gordurosos como feijoada, frituras e carnes gordas, pois eles dificultam a digestão, podendo causar mal-estar.

– Dê preferência às carnes magras (frango, peixe) assadas ou grelhadas. Não esqueça de retirar a pele do frango antes de preparar.

– Abuse dos vegetais e frutas, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras.

– Cuidado com o tempero das saladas! Evite molhos gordurosos e maionese e, prefira suco limão, vinagre, molho de soja light, mostarda.

– Para sobremesa, prefira frutas da época geladinhas, como abacaxi, melancia, morango, picolé de frutas, gelatinas (puras ou batidas com iogurte dá uma deliciosa mousse).

– Sanduíche: aberto, com pastas, salpicão, verduras e frutas são ótimas opções para substituir uma refeição com muito sabor e prazer.

 

Atividades nas férias de verão

 

– Não deixe de praticar atividade física também nas férias de verão, mas fique atento ao horário de se exercitar (até às 10h da manhã e depois das 16h da tarde). Aproveite o horário de verão em que os dias são mais longos e temos maior disposição para praticar esportes. Use tênis confortáveis, meias finas, boné e carregue sempre uma garrafinha de água.

 

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