Celular

(51) 99967-1273

Whatsapp

(51) 99967-1273

Organização dos alimentos na sua casa

Antes de comprar os alimentos

  1. Para uma compra otimizada dos alimentos, faça um planejamento do cardápio da semana.
  2. Faça uma lista dos produtos a serem adquiridos, levando em consideração:                                           o planejamento do cardápio daquela semana;  os alimentos que estão na época de safra e por isso melhores quanto à qualidade e preço;  os alimentos que se tem em casa.

 

Organização dos alimentos na geladeira

Na hora de comprar alimentos

  • Comprar apenas a quantidade necessária, evitando-se excessos que não serão consumidos e irão para o lixo.
  • Fique atento à Data de Fabricação e ao Prazo de Validade dos produtos.
  • Pontos que devemos observar:
  • Alimentos enlatados – não compre latas estufados, amassadas, enferrujadas, com rótulos manchados ou molhados;
  • Alimentos em vidro – não compre quando houver formação de gases, estufamento da tampa, turvação do xarope ou salmoura, depósito branco no alimento ou no fundo da embalagem, objeto estranho ou sujeira nas bebidas engarrafadas;
  • Alimentos em pacotes – não compre se as embalagens estiverem estufadas, com furos, vazamentos, sulcos, partes amassadas ou violadas. Quando o pacote for transparente, observar se os grãos não estão carunchados, se não há presença de mofo em massas refrigeradas, pães de forma e outros;
  • Frutas e verduras – não compre frutas batidas, com manchas ou partes moles; verduras amareladas, com manchas, sujas e com marcas de insetos e legumes esponjosos, machucados ou enrugados, com manchas escuras, partes podres ou emboloradas;
  • Carnes, aves e peixes – a grande preocupação deve ser a “procedência dos alimentos”. Compre sempre alimentos frescos, com aparência, cor e odor característicos, sob refrigeração e de fontes seguras. Não compre carnes em locais em que elas estejam sem proteção, pois podem ser contaminadas por insetos, vermes e microrganismos. Carnes de gado e porco devem estar firmes e com cheiro próprio: a carne de gado tem cor vermelho vivo e a de porco vermelho polido. Carnes de aves devem ter consistência firme, cor rosada, brilhante e cheiro próprio e devem também estar bem aderidas aos ossos. Os peixes devem ter escamas bem aderidas, olhos salientes e brilhantes, guelras de cor vermelha e cheiro característico;
  • Ovos – os ovos devem estar sem rachaduras, com cheiro próprio e claras bem consistentes;Embutidos – salsichas, mortadelas e linguiças devem ter consistência firme e estar bem aderidas;
  • Leite e derivados – devem estar sob refrigeração e as embalagens não devem estar estufadas ou com fungos. Os derivados do leite condicionados em embalagem longa vida não necessitam de refrigeração antes de abertos.

 

 

Como guardar os alimentos

  1. Quando chegar das compras, guarde imediatamente os produtos
  2. Inicie pelos congelados e os que necessitam de refrigeração, como carnes e lácteos.
  3. Nunca guarde alimentos próximos aos produtos de limpeza.
  4. Alimentos com leite e derivados devem sempre ser guardados na geladeira. As embalagens devem ser lavadas antes de irem para a geladeira.
  5. Carnes devem ser limpas e colocadas em recipientes adequados antes de irem para geladeira ou congelador. Devem ficar na parte mais alta do refrigerador.
  6. Os ovos devem ser guardados na geladeira, mas não na porta. Eles devem ficar na parte superior da geladeira como as carnes. Não lave os ovos.
  7. Frutas e vegetais frescos devem ser lavados em água corrente e deixados de molho por 15 minutos em solução adequada de desinfecção como, por exemplo, a de 1 (uma) colher de sopa de vinagre para 1 (um) litro de água filtrada ou fervida, antes de serem guardados na geladeira a temperatura abaixo de 10 graus.
  8. Guarde as verduras na parte de baixo da geladeira ou nas gavetas apropriadas.
  9. Os alimentos com vencimento mais próximo devem ser colocados na parte da frente dos armários.
  10. Para guardar os alimentos na geladeira, use sacos e potes específicos para alimentos e não sacolas de supermercado e/ou outros produtos. Nunca guarde um alimento na lata em que veio embalado.
  11. Evite deixar os alimentos crus e cozidos entrarem em contato um com outro, principalmente na geladeira: isso se chama contaminação cruzada.
  12. Nunca utilize alimentos vencidos mesmo que, aparentemente, eles pareçam bons para o consumo.

 

 

Na hora de preparar a comida

  1. Não deixe os alimentos crus – como carnes, frutas e verduras – entrarem em contato com os alimentos já cozidos.
  2. Assegure-se de que os alimentos estão bem cozidos no centro, como carnes assadas ou cozidas.
  3. Os alimentos devem ser servidos assim que forem preparados. Não espere muito tempo para consumi-los. Se for necessário, guarde-os na geladeira e, depois, esquente-os.
  4. Ao reaquecer a comida, procure deixar que fervam ou esquente-as muito bem para matar os microrganismos e por inteiro.
  5. As sobras de comida devem ser colocadas em vasilhas com tampa e na geladeira. Nunca guarde os alimentos dentro de panelas ou em recipientes abertos.
  6. As sobras devem ficar por, no máximo, 2 dias na geladeira.
  7. Alimentos prontos não devem ficar mais de 2 horas fora da geladeira.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades