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Dicas para festas Leve

Prepare-se para as festas de fim de ano

2017 está terminando e as festas de fim de ano já estão acontecendo. O clima é de confraternização. Dezembro é tempo de dar, receber, consumir e comer, como nas outras comemorações importantes de nossas vidas. Nesse momento vem o pensamento “tempo de comilança”. Muitos pensam “é Natal mesmo, não tem outro jeito, vou comer de tudo”; outros já preocupam-se com a qualidade do alimento que irão levar a mesa, pois não só o peso interessa nesse período do ano, mas também a saúde. Nessa época consumimos alimentos diferentes da nossa rotina. O que fazer, então? Jejuar no Natal e no Reveillon?

 

Dicas Leve para festas de fim de ano

Dicas para as festas

As festas por si só não engordam, mas podem ser o início de uma sequência de abusos.  Por isso, a importância de se preparar para elas. Nesse seu preparo, lembre- se:

* Não deixe de fazer todas as suas refeições, pensando que assim você compensará o que comer a mais naquela noite. Isso só fará com que você chegue à ceia com muito mais
apetite e, daí, menos controle.
* Reserve os dias das comemorações para fazer as refeições programadas de duas semanas. * Evite pensar nesse período como um longo tempo de orgia alimentar. Nos demais
dias da semana, atenha-se a seu plano alimentar.
* Relaxe mentalmente, deixando-se envolver pelo encanto e pela magia dessas datas, redescobrindo seus verdadeiros significados. Partilhe do carinho, da alegria, da solidariedade que contagiam a quase todos.
* Só não deixe de lado sua atividade física – ela também lhe ajudará a permanecer firme em seus objetivos.
* Não se faça armadilhas, não se rodeie de “amigos” que, como você sabe, lhe dirão  “aproveite hoje, já que se sacrificou todo o ano” e coisas deste estilo. Lembre-se de que
quando se começa a comer, é difícil parar… e, em uma semana, pode ir pela janela tudo o que custou tanto para ser conseguido.

Prepare-se para as festas de fim de ano

Cardápio

Podemos escolher um cardápio que poderá trazer o prazer de comer com sabor e poucas calorias. Lembre-se de que o Brasil é um país de clima quente e as receitas tradicionais de Natal vêm da Europa, onde predominam o frio e a neve. Nossa ceia deve ter alimentos combinando com nosso clima tropical que pede comidas mais leves e refrescantes. Evite os bolos gordurosos, de muito chocolate, excesso de nozes, massas folhadas. Você pode comer todas as delícias tradicionais, como avelã, castanhas, frutas secas, mas de forma moderada e não incluindo tudo isso no cardápio só porque é Natal. De forma geral, dê preferência aos pratos mais leves e digestíveis para não ficar com aquela sensação de “empanturramento” da qual todos reclamam no final de ano. Há uma série de pratos mais leves que podem conferir um toque festivo ao seu Natal e Reveillon sem atingir os níveis de perigo das suas calorias ou do colesterol.

 

-Saladas: abuse dos vegetais e frutas para fazer suas saladas e sirva com molho de iogurte;
-Carnes: escolha preferencialmente as aves como o peru e chester;
-Lombo: limpe o lombo por fora retirando a gordura externa;
-Acompanhamentos: prefira arroz com passas ou somente arroz. Evite acompanhamentos com nozes, amêndoas. As oleaginosas possuem muita gordura;
-Use doces com frutas e evite as castanhas e doces ricos em gordura;
Os campeões de calorias das festas de final de ano são: rabanadas, saladas com molho de maionese, churrasco do dia seguinte, mousses, sorvetes, tortas, pavês, panetones,
castanhas e nozes. Atenção com esses alimentos.

 

Dicas Leve para festas de fim de ano

Dicas para as ceias

1) Não se sente à mesa com muita fome. Alguns dizem que não devemos ir às compras quando estivermos com fome, porque tendemos a comprar comidas calóricas. Da mesma
forma, você deve ir para um jantar menos faminto. No Natal, uma dica é mordiscar alguma coisa antes da meia-noite, para não ficar “morto de fome” e devorar um tender inteiro.

2) Beba um copo de água gelada antes da refeição. É muito útil, pois enche o estômago e promove uma sensação de saciedade. Mas beba devagar, sinta cada gole, senão não
faz efeito.

3) Não fique com as mãos vazias. Há duas razões para isso. Primeiro, porque temos a tendência natural em encher nossas mãos e, depois, as pessoas vão continuar tentando
colocar comida em suas mãos vazias: “quer outra bebida ou um prato de doces?”, alguém vai perguntar.

4) Não pule as refeições. Muitas vezes somos levados a antecipar uma refeição ou comer demais durante um evento e pular refeições durante o dia. Primeiro, você deve comer
pequenas refeições ou lanches 5 ou 6 vezes por dia para manter o metabolismo elevado. Em segundo lugar, não comer demais durante uma única refeição para que o estômago
não fique muito cheio.

5) Sirva-se de pequenas porções. Comer pequenas porções deve ser a regra sempre mesmo durante as festas de Natal e Reveillon. Basta pegar pequenas porções de vários
tipos de alimentos, será uma maneira de satisfazer o seu desejo de provar a todos sem exagerar. Permita-se repetir apenas o que gostou mais.

6) Evite muitos condimentos. Comer uma porção de peru é bom, mas se afogar num mar de molho, não é. Se você realmente sente a necessidade de usar temperos tente fazê-lo
com moderação, pois, geralmente, são muito calóricos.

7) Não exagere nas frutas secas e no panetone. As frutas secas como nozes, castanhas, avelãs, uvas passas, tâmaras e tantas outras, são saborosas e muito nutritivas,
contudo, são muitíssimo calóricas. Então, coma apenas uma porção de cada. O mesmo vale para o panetone.

8) Não coma na hora, leve para casa. Se você já se empanturrou e não sobrou espaço para uma das muitas sobremesas, não se encabule, diga que vai levar a sua parte para
comer depois. É claro que essa prática é mais aceita em festas de família e de amigos mais próximos, mas a frase: “A minha parte vou comer depois” costuma funcionar bem e
não vai parecer que você é gulosa ou deselegante.

9) Prefira carnes magras. Se quiser repetir alguma carne da ceia de Natal, prefira o lombo, peru ou aves tipo chester, que são menos calóricas que leitoa, pernil e tender.

10) Não se culpe. Por fim, se no dia 2 de janeiro você se lembrar dessas dicas e se arrepender por não tê-las seguido, afinal aquela comida estava deliciosa… Não se culpe,
tente novamente na próxima festa e se isso ocorrer saiba que praticar exercícios é uma ótima ideia para você queimar suas calorias.

Se você tomar a decisão de planejar as festas, sem dúvida nenhuma, poderá antecipar suas reações e respostas frente às comidas e bebidas à disposição. Ou seja, você
aumentará suas possibilidades de autocontrole e auto satisfação.

Boas Festas!

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